segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sapateira recheada gratinada




Ingredientes:
- Sapateira de tamanho médio/grande (adaptar de acordo com o nr de pessoas) - pode ser congelada ou não (eu pessoalmente tive dificuldade em arranjar uma bichinha fresca )
- sal
- pimenta
- ervas aromáticas
- pimento
- maionese
- broa
- queijo
- salsa
- cebola
- alho
- Vinho do Porto q.b. (alternativa)
- 2 colheres de chá de mostarda (alternativa)
- 2 colheres de chá de ketchup (alternativa)

Preparação:
1. Colocar numa panela a ferver a nossa bichinha (salvo seja!), temperando com sal e pimenta.
2. Deixar ferver durante 15/20 min
3. Depois de cozida, retire a sapateira para um prato e deixe arrefecer, para poder mais tarde poder retirar-lhe o interior mais facilmente (sem queimaduras).

2. Depois de fria, começar por retirar o excesso de água e toda a carne que há no seu interior (barriga). Há quem a desmonte, retirando as patas, e todas as outras partes que de alguma forma contém carne. (Podemos retirar todo o interior da sapateira, patas e patinhas, etc, contudo, eu pessoalmente preferi deixá-la mais bem compostinha e deixei para as vitimas deste parto o prazer de a desmanchar...mas já no prato, numa fase posterior)
3. Deitar fora os pulmões (parte mais central e mais "peluda"...em alto mar não há esteticistas, temos pena!...ou não!).
4. Colocar o interior que retirou numa taça, onde posteriormente adicionará os restantes condimentos.

3. Com a ajuda de uma picadora, misturar bem, o interior da sapateira, com salsa, pimenta, pimento, alho em pó ou fresco e a maionese.
4. Estando tudo bem misturado, encher a nossa bichinha com o respectivo preparado. Em alternativa e como não aprecio muito vinhos e afins, coloquei por cima um pouco de broa ralada e queijo mozarella, para gratinar.
5. Levei ao forno por 15 min +/-.

6. Tratando-se de uma sapateira mais tradicional, o ideal seria levar ao frigorífico até à hora de servir, contudo uma vez, gratinada com o queijo derretido, pode optar-se por servir, logo depois de sair do forno.
OBS: As receitas mais tradicionais adicionam mostarda, ketchup, ovo e Vinho do Porto, mas esta é uma sapateira alternativa;)
* Desta forma pode ser usada mais como prato, enquanto que da outra, levando ao frio, pode ser mais usada como entrada...por exemplo...
** Optei por naão adicionar ovo para nao ficar demasiado enjoativo, já tinhamos o queijo e a maionese.

Sugestão de apresentação: com tostinhas ou pão torrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...