Ingredientes:
· bacalhau em posta - coloquei uma posta por pessoa
· 2 cebolas médias
· 1 litro de leite
· azeite q.b.
· 1 folha de louro
· sal q.b.
· pimenta q.b.
· maionese (pode ser light)
· batatas (para o puré)
· azeitonas pretas
Preparação:
1. Levar o bacalhau (previamente demolhado) em posta a cozer, com a pimenta - atenção - não deixar cozer em demasia pois poderá desfazer-se.
2. Entretanto, cortar as cebolas em rodelas e levar a estalar com o azeite, o louro, sal e pimenta. (Em alternativa há quem adicione também um pouco de leite de cozer o bacalhau.) A cebola deve ficar branca e macia e nunca loura.
3. Depois de cozido, escorre-se o bacalhau e coloca-se na assadeira, para ir ao forno. (Pode também se preferir um dose individual, colocar cada posta numa assadeira mais pequena/individual)
4.Deita-se a cebola sobre as postas de bacalhau, que depois se cobrem completamente com a maionese. (Eu pessoalmente, optei por também colocar algumas rodelas de cebola por baixo do bacalhau.)
5. No entretanto de tudo isto convém já ter colocado a cozer as batatas para o puré. Que depois de ponto deverá ser colocado á volta do bacalhau já disposto na assadeira.
6. Para colocar o puré, pode usar uma seringa de decoração própria para o efeito ou simplesmente usar o garfo, como fiz, ver foto acima.
7. Enfeita-se com azeitonas pretas e leva-se ao forno cerca de 20-30 min.
7. Enfeita-se com azeitonas pretas e leva-se ao forno cerca de 20-30 min.
Curiosidade: Vem de muito longe a fama da receita e segundo parece... remonta a um tempo em que no Porto, o "Zé do Pipo" como era chamado o famoso proprietário de uma célebre casa de pasto naquela cidade, deu origem a este prato, para o qual ficou para sempre associado o meu nome/apelido =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário